As mirabolantes maravilhas de Jodie Whittaker

Foi em 2006 que a jovem Jodie Whittaker deu o salto dos palcos para o ecrã. Essa data foi comemorada com algumas participações em humildes produções televisivas assim como um papel cinematográfico ao lado do lendário Peter O’Toole, em “Venus.” Foi o começo de uma grande carreira que já tem levado a atriz britânica ao futuro macabro de “Black Mirror” e até ao espaço sideral em  “Doutor Who”.

Quer seja em tragédias policiais ou comédias irreverentes, Whittaker está sempre perfeita e tem o carisma para ser uma verdadeira estrela. Foi no panorama do cinema independente britânico que ela conseguiu encontrar um papel que mostra todas essas qualidades.

“Adult Life Skills” é uma comédia da realizadora Rachel Tunnard que expande uma ideia originalmente apresentada numa curta-metragem nomeada para os prémios BAFTA. Trata-se de uma história de jovens adultos em crise, nomeadamente uma mulher a chegar à casa dos trinta que vive como uma eremita numa arrecadação no jardim da casa da mãe. Ela chama-se Ana e é um hilariante desastre. Excêntrica e meio tresloucada, esta vítima de adolescência prolongada é pressionada pela mãe a arranjar uma vida. A chegada de um amigo do passado e a intromissão de um miúdo vizinho vêm proporcionar isso mesmo.

Contudo, nada segue os caminhos expectáveis para Ana e o seu crescimento forçado toma uma forma retorcida e muito divertida. O génio do filme vive no modo como as incapacidades sociais da protagonista são formuladas como algo mais que tiques divertidos. Há negrura nesta psicologia problemática e os cineastas não têm medo de a explorar. O melhor de tudo é a prestação da grande Jodie Whittaker. Ela é charmosa e carismática ao mesmo tempo que não esconde as arestas vivas da caracterização.

Quem gosta de boas interpretações tem de ver “Adult Life Skills” e esta performance gloriosa, tão cómica como triste, tão magnética como lacerante. Por tais maravilhas, Whittaker foi nomeada para o British Independent Film Award para Melhor Atriz. De forma geral, o filme conquistou mais cinco troféus e 10 nomeações.

“Adult Life Skills” cinema com o selo de qualidade Sundance TV que está disponível no serviço Sundance TV On Demand e que poderá subscrever sendo cliente NOS ou MEO. Não perca.

Posts Más Recientes