Danny Huston: Ator Consagrado

Hollywood é casa para muitas áureas dinastias. Há famílias que têm vindo a dominar a indústria cinematográfica desde o início do século XX, aventurando-se por várias áreas do ofício do cinema, desde a representação até à composição musical. Os Huston são uns desses clãs todo-poderosos.

Walter Huston foi um grande ator, seu filho John foi um dos grandes realizadores do pós-guerra enquanto a neta, Anjelica é um ícone bem-amado. Três gerações e três vencedores de Óscares.

No entanto, eles estão longe de ser os únicos Huston com sucesso no mundo do cinema. Há também o caso de Danny Huston, meio-irmão de Anjelica e filho de John Huston. Desde os anos 90 que o ator tem vindo a marcar presença no que melhor se faz do cinema independente. Ele já trabalhou com cineastas tão estupendos como Mike Figgis, Martin Scorsese, Alfonso Cuarón, Alejandro Iñárritu, Sofia Coppola e Tim Burton, entre muitos outros.

Com isso dito, Huston raramente tem direito a papéis principais, estando relegado a ser um ator especializado em personagens secundárias. Há, contudo, um realizador que vê sempre em Danny Huston o potencial de uma estrela. Bernard Rose, famoso por filmes como “Candyman”, é um dos mais frequentes colaboradores deste ator e tem vindo a desafiá-lo com papéis tão complicados como vistosos. “Boxing Day” estreado em 2012, representa o melhor esforço conjunto destes dois artistas.

Neste filme, Huston dá vida a Basil, um homem de negócios a enfrentar o possível fim da sua fortuna. A narrativa é inspirada num conto de Tolstoy e retrata os desafios morais e psicológicos de um homem no precipício da mudança, tentando desesperadamente agarrar-se ao status quo. Um formidável estudo de personagem, portanto, e uma espetacular montra para os talentos de Danny Huston que aqui pinta Basil com subtileza e inesperados detalhes, uma grande modulação de tom e inteligência emocional.

“Boxing Day” está disponível no SundanceTV On Demand, o qual pode subscrever através dos operadores NOS e MEO, por apenas 2,99€/mês. Não percas esta oportunidade de ver Danny Huston no seu melhor.

Posts Más Recientes