Descubra o futebol no cinema

O futebol é sem dúvida o desporto rei entretém as massas e conquista o coração dos portugueses e de outros adeptos por todo o mundo. Tal é a paixão que não admira que o futebol tenha chegado também ao grande ecrã.

Como bem sabemos, o cinema reflete as obsessões das sociedades que o produzem. Desde narrativas ficcionadas à dramatização de casos reais, passando por documentários de investigação e homenagem, muitas são as permutações do futebol no cinema. Alguns filmes, como “Bend It Like Beckham”, exploram o poder transcendente de um desporto capaz de derrubar barreiras sociais e nacionais. Outros, como “Maldito United”, fazem da realidade desportiva uma história que emociona, faz rir, desesperar e inspira também. Há ainda alguns que fazem do futebol uma experiência estética do grande ecrã.

Em “Zidane: A 21st Century Portrait”, a figura do humano perdido no relvado glorioso é feito um ícone da atualidade, uma versão contemporânea dos heróis da Antiguidade Clássica. Algures entre o poder mítico de Zidane e o sentimento feroz de “Bend It Like Beckham”, encontramos filmes como “In the Hands of the Gods”. Neste documentário britânico, os realizadores Benjamin e Gabe Turner retratam a história de cinco jovens futebolistas que tentam angariar dinheiro para ir à Argentina conhecer o seu ídolo – o inigualável Diego Maradona. Para conseguirem a soma necessária, eles usam os seus dons com a bola e tentam por tudo fazer dos seus sonhos uma realidade.

O filme funciona como um estudo de personagem em versão quíntupla. Estes jovens são ricos em proeza desportiva, mas alguns são pobres em termos socioeconómicos e há ainda aqueles que não primam pela habilidade social. Este projeto e amor comum pelo futebol servem de força unificante para os jovens e vamos observando-os a florescer, a fazer amigos e, eventualmente, a perderem esses mesmos laços quando realidade sofrida se abate sobre os idealismos inocentes.

É um feito de cinema emocionante, arrasador e choroso, que merece aplausos. “In The Hands of The Gods” está disponível na SundanceTV On Demand, assim como muitos outros documentários de qualidade e com o selo de qualidade SundanceTV.

Posts Más Recientes