Nick Cave: Do mundo da música ao grande ecrã

O vocalista de Nick Cave and the Bad Seeds é um dos grandes génios musicais da atualidade. O seu legado é invejável e a qualidade do seu trabalho inegável. Tal é a magnitude desta majestade musical que outros artistas se sentem tentados a minar a sua persona em busca de inspiração.

No cinema, já vários foram os realizadores que o convidaram a compor música para seus filmes. Foi assim que Cave escreveu bandas-sonoras tão belas como as de “O Assassínio de Jesse James Pelo Cobarde Robert Ford” e “Hell or High Water”. Contudo, houve cineastas que não se contentaram em acompanhar as suas histórias com as músicas de Nick Cave. Houve aqueles que apontaram a câmara para o próprio músico e o compuseram enquanto ator. Assim foi o que aconteceu quando Wim Wenders filmou Cave para o clímax musicado de “As Asas do Desejo”.

Esta relação entre o cantor e o grande ecrã viria a evoluir, levando-o a se interpretar a si mesmo em documentários que diluem a membrana porosa que separa a ficção da realidade. O primeiro destes projetos viu Nick Cave a deambular por devaneios existenciais e a conversar com Kylie Minogue.

Esse filme chama-se “20.000 Dias na Terra” e trata-se de uma meditação pessoal sobre um momento único na vida de Cave. A obra que se seguiu foi o extraordinário “One More Time with Feeling, com realização de Andrew Dominik e um foco muito mais minucioso no processo artístico de Cave e suas tragédias privadas.

Se o primeiro projeto é uma agradável experiência documental, este segundo é uma autêntica obra-prima que desafia convenções do cinema sobre música e transforma-se num impressionante estudo de personagem verídica. Os Grammys concordaram, sendo que nomearam o documentário para Melhor Filme sobre Música. As críticas internacionais também foram favoráveis, anunciando a obra como uma experiência essencial para todos os cinéfilos e amantes da música de Nick Cave. Comovente e fascinante, filmado com brio e montado com disciplina e candor emocional, este é um feito cinematográfico amplamente recomendável. Descubra “One More Time with Feeling, uma das maravilhas fílmicas de Nick Cave no SundanceTV On Demand.


Posts Más Recientes