Quando os irmãos fazem cinema juntos

A colaboração entre irmãos engenhosos tem sido um especto fulcral no desenvolvimento do cinema. Isto regista-se desde o berço da Arte com as invenções revolucionárias dos irmãos Lumière no século XIX, quando os mecanismos do cinema ainda estavam em primitivo nascimento. Desde então, muito tem mudado, mas há coisas que se mantêm, nomeadamente, uniões fraternas resultantes em glória cinematográfica.

Hoje em dia, há duas parelhas de realizadores que são de particular importância e fama. Por um lado, temos os irmãos e o seu cinema de cinefilia e ironia, onde niilismo anda de mãos dadas com primor formal e a estética primorosa é o veículo para a comédia negra.

Há ainda as irmãs Wachowski, cujos trabalhos nos anos 90 ajudaram a reinventar os paradigmas do cinema de ação. “Matrix”, em particular, é de uma inestimável influência e temos de lhes agradecer pela sua conceção.

Com tudo isto dito, irmãos em cinema não existem só enquanto realizadores e inventores. Há também duplas importantes de atores. As irmãs Gisch, por exemplo, ajudaram a aperfeiçoar as particularidades do trabalho de ator em cinema. Os filmes protagonizados por Lillian e Dorothy Gish propunham interpretações calibradas para a intimidade da câmara e não para as audiências de teatro.

Há ainda o quarteto miraculosos dos irmãos Marx, a rivalidade escandalosa de Olivia de Havilland e Joan Fontaine, assim como muitas outras histórias de irmãos que levaram a colaboração familiar aos epítetos da glória cinematográfica. Um caso interessante dos últimos anos, foi o de uma parelha de atriz e realizador, dois irmãos que se ajudaram um ao outro a entrar e triunfar na indústria do cinema americano. Eles são Alice e Jack Eve, a atriz que ganhou fama pela sua beleza nos novos filmes Star Trek e um artista independente de grande ambição.

A sua primeira grande colaboração foi “Bees Make Honey”, onde se invocam as maravilhas do cinema antigo dos anos 30 e se olha para o futuro através do prisma do passado. Uma coisa é certa, mal podemos esperar para ver o que os irmãos Eve fazem a seguir.

“Bees Make Honey” está disponível no SundanceTV On Demand. Pode subscrever o serviço através dos operadores NOS e MEO, por apenas 2,99€/mês.

Posts Más Recientes