Roland Joffé: O homem que filma a História

O cineasta britânico Roland Joffé começou a sua carreira no auspicioso universo da televisão inglesa. Foi nos estúdios da BBC e da iTV que o realizador teve a sua primeira experiência com dramas de época, chegando mesmo a adaptar peças barrocas para o pequeno ecrã. Não demorou muito até que os seus talentos o catapultaram do anonimato televisivo para a ribalta cinéfila.

De facto, os seus dois primeiros filmes foram autênticas revelações triunfais. O primeiro deles, “Terra Sangrenta”, abordou o tema dos massacres no Camboja, encarando a tragédia histórica através de uma perspetiva humanista. O esforço compensou e o projeto foi nomeado para sete Óscares, incluindo Melhor Filme e Melhor Realização. De facto, chegou mesmo a ganhar três estatuetas, incluindo o galardão para Melhor Ator Secundário. Depois de “Terra Sangrenta” em 1984, “A Missão” estreou em 1986. Esse filme sobre missões cristãs na Amazónia do século XVIII valeu-lhe mesmo a Palma de Ouro do Festival de Cannes e voltou a resultar numa panóplia de nomeações para os Óscares.

Entre os dois projetos uma preocupação artística ficou logo à vista. Roland Joffé é um realizador que gosta de filmar a História, revisitando o passado sangrento com astúcia e o primor de um grande cineasta. A sua carreira desde então só tem vindo a reforçar essa ideia com produções como “Adultério”, passado nas Américas seiscentistas, e Vatel, que dramatiza o fausto da Corte do Rei Sol.

Com isso dito, foi de regresso ao pequeno ecrã que Joffé veio a consagrar-se como um dos mais grandiosos autores de dramas históricos. “Texas Rising” foi o projeto que trouxe tal consagração. Trata-se de uma épica recriação do período que levou à criação dos Rangers Texanos, passando por eventos tão bombásticos como a Batalha do Alamo e o auge da revolução texana em San Jacinto. A História dos EUA raramente foi filmada com tanta emoção e beleza pictórica, desenrolando-se como uma epopeia televisiva que todos deviam ver. Além de tudo isso, o elenco é de peso, com atores como Bill Paxton, Jeffrey Dean Morgan, Crispin Glover e Ray Liotta a darem as melhores prestações das suas carreiras. A extraordinária minissérie “Texas Rising” está disponível na íntegra no SundanceTV On Demand. Não percas!

Posts Más Recientes